terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Dois verbos
Fazer e mostrar. Hoje quero refletir sobre estes dois verbos. Há que se querer que mostrar venha depois de fazer. O primeiro, fazer, diz respeito diretamente com o que todos os humanos realizam 24 horas por dia, durante sua vida, de uma maneira ou outra, até em prol da própria vida. Eu faço, eu farei, eu faria, ...conjugar este verbo é um desafio da vida cotidiana. É semelhante a fabricar, produzir, preparar, praticar, colocar, realizar, efetuar, dizer, exprimir, percorrer, entre outros. Fazer bem, fazer mal, fazer assim, fazer assado. A gente nasce para fazer. Faz-se na infância, adolescência, fase adulta e na melhor idade. Disse-me uma vez meu pai, Silvio Lopes Gonçalves, « Paulo, a vida de qualquer pessoa daria um livro » e claro, daria, dá, basta alguém fazer a pesquisa, fazer a organização e fazer diversas decisões. Já o verbo mostrar é fazer ver algo, expor aos olhos de alguém, exibir ao semelhante ; mais, é dar provas de um fato, demonstrar o que aconteceu e, hoje, no estágio relacional dos humanos, no início da segunda década, do terceiro milênio, pra mim, obviamente, e optar pelas redes sociais, mostrando-se num jeito jamais, outrora, possível tão rápida e eficazmente. Ontem(05.02.2012), tão logo encerrada a primeira fase do VI Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil, eu pelo Twitter, acessei todas questões e, respectivo,gabarito. Dois verbos e minha reflexão !
Paulo Pugleiro: blogueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário